Calculadora de gravidez

Descobre a tua data provável de parto em segundos. Basta indicares o primeiro dia da última menstruação, para saberes quantas semanas de gravidez tens e quanto tempo falta para as 40 semanas de gravidez.

Não te lembras do dia exato? Usa uma data aproximada. Fazer uma ecografia obstétrica de datação precoce pode ser útil para confirmar a idade gestacional e garantir que os primeiros exames da gravidez são feitos na altura certa.

Calcular semanas de gravidez

Porque contar por semanas faz toda a diferença?

Ainda que tradicionalmente se contasse o tempo da gravidez em meses, esse método não é utilizado na prática durante a vigilância da gravidez. Saber quantas semanas de gravidez tens, ajuda-te a organizar consultas, exames e marcos importantes. Cada semana traz novidades no desenvolvimento do teu bebé. A nossa calculadora dá-te uma estimativa inicial, com base na última menstruação, mas confirma com o teu médico assistente qual a datação mais adequada ao teu caso.

A ecografia de datação dá a melhor estimativa?

Embora a calculadora seja precisa, tem limitações práticas. A ecografia de datação do 1º trimestre de gravidez, pode ser bastante útil para confirmar a idade gestacional. Além de ser o teu primeiro grande encontro com a imagem do teu bebé, medimos o bebé e ajustamos a data ao milímetro. Ainda que a ecografia tenha uma margem de erro, em alguns casos é recomendado mudar a data provável de parto de acordo com estas medições. Se queres saber mais sobre como se faz a datação da gravidez, espreita este vídeo da Dra Mariana Torres:

Pronta para o próximo passo?

Agora que sabes a data estimada para o teu parto, chegou a hora de iniciar o acompanhamento na consulta de obstetrícia e planear a primeira ecografia de datação. A nossa equipa de obstetrícia acompanha centenas de mães todos os anos, com todo a atenção e tranquilidade que esta fase merece.

Perguntas frequentes

Como é calculada a data provável do parto?

Usamos o método de Naegele: contamos 280 dias (40 semanas) a partir do primeiro dia da sua última menstruação. É uma fórmula muito comum que os obstetras usam para estimar a data provável do parto.

Por que é que a gravidez se conta em semanas e não em meses?

Porque as semanas são mais precisas. Cada semana traz mudanças específicas no desenvolvimento do bebé. Os meses têm durações diferentes, o que traz dificuldados. Pensar na gravidez semana a semana garante que não perdes nenhum marco importante.

E se eu não souber a data da minha última menstruação?

Não te preocupes, acontece a muitas grávidas! Nesse caso, a tua primeira ecografia (preferencialmente entre as 8 e 12 semanas) será a forma mais precisa de determinar a idade gestacional e essa determinação é feita através da medição fetal.