Dispositivo Intrauterino (DIU): Um Guia Completo Sobre Este Método Contrativo
Uma das conversas mais importantes que tenho em consulta é sobre contracepção. A escolha de um método que se adapte ao teu corpo, ao teu estilo de vida e aos teus planos futuros é uma decisão muito pessoal. E, nesse universo de opções, o dispositivo intrauterino, mais conhecido como DIU, destaca-se como um dos métodos mais eficazes, práticos e de longa duração disponíveis.
No entanto, sei que o DIU ainda é rodeado de muitas questões, mitos e até alguns receios. O meu objetivo com este artigo é dar-te informação clara e baseada em evidência, para contribuir para uma decisão informada e confiante. Vamos a isso?
O que é um Dispositivo Intrauterino (DIU)?
Um DIU é um pequeno dispositivo, em forma de "T", que é colocado por um médico dentro do útero para prevenir a gravidez. É um método de longa duração, o que significa que, uma vez colocado, podes ficar descansada por vários anos, sem teres de te lembrar de pílulas ou adesivos. É também completamente reversível: assim que o decides retirar, a tua fertilidade regressa rapidamente ao normal.
Existem dois grandes tipos de DIU, e a principal diferença entre eles está na forma como atuam e no facto de terem ou não hormonas.
1. DIU Hormonal, ou SIU (Sistema Intrauterino)
Este DIU liberta continuamente uma pequena quantidade de uma hormona chamada progestativo diretamente no útero. Esta hormona atua de três formas principais:
- Espessa o muco cervical, dificultando a passagem dos espermatozoides.
- Afina o revestimento do útero (endométrio), tornando-o menos recetivo a uma possível implantação.
- Em algumas mulheres, pode também inibir a ovulação.
Vantagens: Além de ser extremamente eficaz (mais de 99%), o DIU hormonal tem um benefício adicional muito apreciado por algumas mulheres: reduz significativamente a quantidade de perda de sangue e as cólicas. Algumas chegam mesmo a deixar de menstruar, o que é perfeitamente seguro e normal com o seu uso.
Duração: Dependendo do modelo, pode durar entre 3 e 8 anos.
2. DIU de Cobre (Não Hormonal)
Este DIU não contém qualquer hormona. A sua haste é revestida por um fino fio de cobre. O cobre cria dentro do útero um ambiente que é tóxico para os espermatozoides, impedindo que eles consigam chegar ao óvulo e fecundá-lo.
Vantagens: É a opção ideal para quem procura um método altamente eficaz, de longa duração e completamente isento de hormonas. É o método reversível mais duradouro que existe.
Possível desvantagem: O DIU de cobre pode, especialmente nos primeiros meses, tornar as menstruações mais abundantes, longas e com mais cólicas. Esta tendência melhora habitualmente com o tempo.
Duração: Pode permanecer no útero até 10 anos.
A Colocação do DIU: O que Esperar?
Este é, talvez, o ponto que mais receio gera. É verdade que a colocação pode ser desconfortável, mas é importante saber que este desconforto é, na maioria das vezes, breve.
O procedimento é rápido, demora apenas alguns minutos e é feito no consultório:
- O médico insere um espéculo (como no exame do Papanicolau) para visualizar o colo do útero.
- O colo do útero é desinfetado e, em seguida, é medida a profundidade do teu útero com um instrumento chamado histerómetro.
- O DIU é, então, cuidadosamente inserido através do colo até ficar na posição correta.
Durante a medição e a inserção, é comum sentir-se uma cólica, que pode ser forte, semelhante a uma cólica menstrual intensa, mas que costuma passar rapidamente. Após o procedimento, podes retomar o teu dia, sentindo algumas moinhas e uma pequena perda de sangue, que são normais nas horas ou dias seguintes.
Desmistificar o DIU: Mitos Comuns
TOMA NOTA
- Mito: "O DIU é só para quem já teve filhos." Verdade: Falso. Os DIUs modernos, especialmente os hormonais de menor dimensão, são perfeitamente seguros e indicados para mulheres que nunca engravidaram. Mas, mesmo o de cobre, pode ser utilizado nestes casos.
- Mito: "O DIU causa infertilidade." Verdade: Falso. É um dos mitos mais antigos e perigosos. A tua fertilidade retorna assim que o DIU é removido.
- Mito: "Eu ou o meu parceiro vamos sentir o DIU durante a relação sexual." Verdade: Não. O DIU fica dentro do útero. Os fios do DIU ficam na vagina, junto ao colo do útero, e embora seja possível o parceiro senti-los ocasionalmente, eles tendem a amolecer com o tempo. Se incomodarem, podem ser facilmente encurtados pelo teu médico.
- Mito: "O DIU provoca abortos." Verdade: Falso. O DIU atua ao prevenir a gravidez desde o início, principalmente ao impedir que o espermatozoide fecunde o óvulo. Não é um método abortivo.
A escolha do método contracetivo ideal é tua, e só tua. O DIU, seja ele hormonal ou de cobre, é uma opção fantástica para muitas mulheres, oferecendo liberdade, segurança e tranquilidade por muitos anos.
Conversa com o teu médico, esclarece todas as tuas dúvidas e encontrem juntos o caminho que faz mais sentido para ti.
Mariana Torres OM51133
Referências Bibliográficas
- Torres, M. (2024). O que é que se passa aqui dentro?. Lisboa: Manuscrito Editora.
- SOCIEDADE PORTUGUESA DE CONTRACEPÇÃO. (2020). Consenso sobre contraceção 2020.